Um grito do samba num Rap de bamba, - é ZAMBA!

Há mais ou menos 4 anos atrás, ainda nos microfones da ação social ‘’A Vida é um Moinho’’, conheci um grupo de rap que vinha da Zona Leste de São Paulo, a pura terra paulistana de onde surgem os frutos mais exuberantes da música.
A humildade e o coração puro daqueles meninos de Itaquera fazia com que o som transmitido nos microfones ultrapassasse as barreiras de ferro e concreto que rodeava o centro da cidade cinza e, desse mais luz e mais musicalidade para tudo que estava ao redor.

Hoje, 1460 dias depois, estava eu na minha mesa de trabalho sagrada de todos os dias, quando, ao entrar na minha página de sugestões musicais, o nome Zamba Rap Clube me chamou à atenção.

Sim, eram os mesmos meninos que, abrilhantavam aquela ação há tempos atrás. Mas dessa vez, eles tinham algo mais. Era como se o tempo os amadurecesse. Como as notas estivessem tão encaixadas como as notas das canções da Banda Black Rio. 

Foto Divulgação

A música que ecoava no meu fone, intitulada ‘’Quebrada’’, é o tipo de música que quebra o preconceito. É o tipo de música que o branco canta, que o negro canta, que o pobre canta, que o rico canta. Cada sintonia e cada instrumento pareciam ser criados pela lendária Banda Mantiqueira e suas misturas de ritmo, mas, não. É uma típica batida ‘’zambariana’’ de Itaquera.

O crescimento do Zamba Rap Clube proporcionou o encontro da boa Música Popular Brasileira com o bom Rap. E desde ‘’Brilho no olhar’’ que é possível perceber esse crescimento. Ideias construtivas misturadas com papo reto! Papo reto que, Vínicius Preto e Emerson Toco desenrolam pra um bom entendedor do som das ruas.

E com essa ideia toda, você pode descobrir na quebradeira do bandeiro, nos metais da guitarra e na área bamba do samba, um som (estilo Planet Hemp nos seus melhores dias), que, é o experimento da arte com a precisão de um bom trabalho! É simplesmente, Zamba!


Zamba Rap Clube e Banda (Foto Divulgação)


O Rabisco da semana é sobre o grupo de Rap Zamba Rap Clube.

Capa do disco ''Um Novo Dia - Sonhos e Metas''.


Zamba Rap Clube: Um novo dia – Sonhos e metas

01 – Intro – Vem Ca Pra Vê
02 - Pegada de Bamba
03 – Culpado
04 – Chibatadas
05 – Contratempos
06 – Deixa Falar
07 – O Samba (Entrei na Roda)
08 – Quedas e Curvas
09 – Olhos Abertos
10 – Quando o Assunto é Vida
11 – Nobre Thomé
12 – Reflexão Noturna
13 – Turnê dos Vagabundos
14 – Contra Ataque
15 – Acorda!
16 – Preço
17 – Um novo dia
18 – O Sonho Não Tem Fim

Para escutar a música ‘’Quebrada’’, basta acessar: https://www.youtube.com/user/zambarapclube


Comentários